Ora bom dia/tarde/noite
E como estão todos? Atentos à crise?
Já repararam que ultimamente deixámos de ouvir falar nas bolsas, falências ou crises? Parece que agora só temos recessão e, aparentemente, uns “tremores” na indústria automóvel. Sendo assim estou mais descansado… parece que o pior já passou!
Infelizmente eu sei que o pior ainda nem começou!!!
Teixeira dos Santos (esse grande profissional da economia, paradigma da consolidação das contas públicas e paladino da verdade financeira) apresentou o mês passado o Orçamento de Estado para o (infeliz) ano de 2009, considerando alguns pressupostos que – para ser simpático – são no mínimo risíveis. Refiro-me a taxas de crescimento, a aumentos na receita do IVA e ainda à manutenção das taxas de desemprego, também me refiro ao incremento de receitas fruto de coimas. Estes são apenas alguns dos exemplos mais hilariantes do OE2009.
Preparava-me eu hoje para falar acerca da falsa esperança no sector automóvel, com a introdução de paragens cirúrgicas para evitar despedimentos, referindo também a crise que se faz sentir neste sector e os inevitáveis despedimentos, quando reparei numa notícia do PUBLICO electrónico que refere o seguinte:
“Autoeuropa e Cacia dispensam trabalhadores em tempo de crise do sector automóvel”
Mas qual é o espanto? Era o esperado! Ou achavam que os problemas do sector eram só na Alemã, França e EUA? Ai era só a General Motors?
Acho que era óbvio que os despedimentos íam começar. Estariam apenas à espera que passasse a “silly season” que se aproxima para começar “limpeza” e desta vez não é étnica! É económica.
Outra pérola noticiosa é a que se segue:
“Durão Barroso: resposta europeia à crise tem que ser "decidida e ambiciosa"”
Pois claro que tem que ser! Concordo! Eu só estou à espera que ele faça o mesmo na UE que fez em Portugal em tempo de crise, isto é, passou a batata quente a outro (neste caso Santana Lopes) e foi para melhores caminhos, ou seja, saiu de Portugal de “fininho” e foi para a Europa… A minha dúvida no entanto, é para onde é que o Durão Barroso poderá ir… é que o Sócrates, ao menos, sabe vender computadores e a Casas de Artigos Informáticos procuram sempre bons vendedores, com baixo salário mas muitas comissões (e se há uma coisa que os políticos portugueses percebem é de comissões), mas Durão não me parece ter veia de vendedor!
Caríssimos (as) Leitores (as): só quero fazer uma pequena advertência – agarrem-se bem porque o pior ainda nem cá chegou! Comam bem este ano que está a acabar porque, parece-me, que da “panelinha” política portuguesa, para o ano, só sai sopa.
E não contem com a Manelinha para arranjar umas sandochas de couratos que duvido que ela saiba cozinhar e anda muito calada por estes dias.
Um abraço
MS
De RdS a 21 de Novembro de 2008 às 18:27
Já viste o preço da SOPA!
Saí cara. Quanto muito uns caldos de sopa de pedra único ingrediente ou, va lá, um ossito para aqueles mais abonados.
Sugiro que o Dudú vá pastar para África, com aquela barriguinha, alimentava muita gente. O mesmo não posso dizer da Tia Manelita. Essa só serve mesmo para assombração numa qualquer "casa de horrores" dos parques temáticos. E não precisa falar, basta aparecer.
2009...no minimo, vai ser "o ano do pesadelo". Pelo andar da carruagem, 2010 vai ser o "ano horribilis", etc, etc...
Venha 2012 rapidamente. Pode ser que seja melhor.
RdS
Comentar post